sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PSD DO CONCELHO DE SINTRA ELEGE CONCELHIA


Este ano será de desafios para as secções do PSD no concelho de Sintra. Estas, que deixarão de existir, darão lugar à Concelhia, donde partirão depois os Núcleos, estruturas de menor dimensão.
Nesta caminhada que se adivinha longa, é preciso força e determinação.
Foi nesse sentido que, na última reunião da Comissão Política do PSD de Agualva-Cacém, foi aprovado por unanimidade o apoio à candidatura à concelhia do companheiro José Faustino.
Presidente da Junta de Freguesia do Cacém há nove anos, antigo Presidente da Secção do PSD de Agualva-Cacém; não duvidamos por um momento ser esta a melhor escolha para os destinos da social-democracia no nosso concelho.
Perseverança, atitude e dedicação foram e serão sempre os lemas deste nosso companheiro, a quem, uma vez mais, vimos manifestar o nosso incondicional apoio no processo que decorre.

5 comentários:

  1. ..Caro Presidente da Comissão Politica da Secção do PSD de AGUALVA CACEM, estamos de parabéns pelo elo de ligação que foi criado para todos os militantes do PSD, no qual todos se podem expressar e tirar dúvidas que cada um possa ter. Aproveito para reafirmar o meu apoio ao candidato José Faustino à Concelhia de Sintra.

    ResponderEliminar
  2. Caros companheiros.
    É com tristeza que constato a decisão da comissão política do Cacém. Sou militante do PSD há 9 anos, presidente da Junta de Freguesia de Mira Sintra no terceiro mandato (os dois últimos mandatos com maiorias absolutas de 62%) e, actualmente, candidato à presidência da concelhia de Sintra, com o apoio de parte significativa das secções de todo o concelho (incluindo um número considerável de militantes do Cacém).
    Tive a preocupação de informar o nosso presidente Fernando Gomes da pretensão da minha candidatura, tendo o mesmo se comprometido em transmitir à comissão política que tínhamos dois candidatos provenientes do Cacém, sinal de riqueza da própria secção (de acordo com as suas palavras).
    Fiquei muito admirado quando tomei conhecimento da presença do nosso companheiro Marco Almeida na reunião da comissão política, com o exclusivo propósito de defender o apoio à candidatura do Faustino. Este representa, para mim, um sinal claro de fraqueza da liderança do Fernando (pessoa que muito estimo pela postura que vinha demonstrando na política) e de fraqueza da própria candidatura do Faustino, por motivos óbvios.
    O Marco Almeida tem a ambição legítima de ser candidato à presidência da CMS em 2013, e esta é uma pretensão defendida pela candidatura do Faustino. No entanto, no meu entender, o Marco (que reconheço ser o melhor vereador da CMS) não tem, de momento, margem de manobra política para tal pretensão, pois não colhe apoios nem a nível distrital, nem a nível nacional. Por outro lado, o Marco ainda não consegue, infelizmente e apesar do esforço pessoal que tem feito, ser a figura mediática que necessitamos para uma candidatura vencedora em Sintra, em 2013.
    Mais, todos os militantes têm consciência que a decisão para a escolha de um futuro candidato à CMS não passará em exclusivo pela concelhia, havendo, por isso, necessidade de termos um alinhamento com a distrital, alinhamento esse só possível com a minha candidatura.
    A estratégia da minha candidatura passa por unir os militantes de todo o concelho, eliminando as rivalidades de anos entre secções, pois só seremos fortes e vencedores se estivermos unidos, não em torno de ambições pessoais, mas em volta dos interesses estratégicos do nosso partido para Sintra.
    Permitam-me os meus companheiros ter esta forma de pensar, que sei que é partilhada por muitos militantes da nossa secção, como os resultados eleitorais do próximo dia 28 irão demonstrar.
    Caros companheiros, peço que ninguém se sinta atingido por este meu comentário, mas senti necessidade de o fazer por, neste momento, depois de anos a contribuir para as vitórias do PSD na nossa cidade, me sentir mal tratado pela comissão política da nossa secção, que não teve a delicadeza de me dar oportunidade de esclarecer os nossos companheiros sobre as intenções da minha candidatura.
    Espero que este gravoso erro, naquilo que deve ser a convivência democrática dentro do partido, possa a vir ser corrigido, para que todos possamos decidir, no próximo dia 28 de Fevereiro, não em função do interesse de alguns, mas em sintonia com os interesses do PSD para o nosso concelho.
    Permitam-me só uma nota de correcção do texto da notícia publicada, para dizer que o Faustino é Presidente de Junta (e com mérito) há 5 anos e não 9 anos como publicado.
    A todos cumprimento com estima e consideração.
    Saudações social democratas! Viva o PSD!!
    Rui Pinto

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui,

    Muito nos apraz que este espaço seja usado precisamente para o fim para o qual a CPS do PSD Agualva-Cacém o criou: debate e troca de ideias.
    Por isso mesmo, há alguns pontos que gostaria de esclarecer quanto ao que foi dito pelo Rui.
    Em primeiro lugar, não parece que tenha existido qualquer espécie de impedimento à sua presença na reunião da CPS do passado Sábado. Além disso, o candidato José Faustino não esteve presente, o que demonstra que as candidaturas foram tratadas precisamente da mesma forma.
    Assumir que o Vice-Presidente da CMS, militante da nossa Secção há 19 anos, Marco Almeida, esteve presente nessa reunião com o exclusivo intento de defender a candidatura do Faustino parece bastante redutor. A motivação do convite feito ao Marco Almeida é do interesse apenas da CPS, mas posso partilhá-la: O Marco foi Presidente da nossa Secção, é um militante com passado e futuro no PSD e merece a consideração de ser convidado a partilhar as suas convicções em momentos de viragem, como o que vivemos.
    Quanto às suas sugestões sobre a eventual candidatura do Marco Almeida à Presidência da CMS, venho relembrar-lhe que não é isso que está em cima da mesa agora. Dia 28 discutir-se-á a direcção da Comissão Política da Concelhia de Sintra apenas e não nomes para as Autárquicas 2013. Não nos vamos precipitar.
    Para concluir, apenas dar nota de que a CPS Agualva-Cacém tem legitimidade para tomar as decisões que respeitam ao seu futuro - ou, no caso, ao futuro do PSD em Sintra. Se decidimos apoiar a candidatura do José Faustino, foi por ser nossa convicção (de todos nós) que será ele o melhor para gerir os destinos do PSD no nosso concelho.

    Cumprimentos sociais-democratas

    ResponderEliminar
  4. Há um ditado que diz :"Quem muito fala pouco acerta"; por isso, em poucas palavras,venho aqui expressar o meu apoio ao Zé Faustino, desejar-lhe as maiores felicidades e que continue o seu percurso com a frontalidade que lhe é característica!
    Um abraço, Zé Faustino.

    ResponderEliminar
  5. Caros companheiros

    Conheço mal os dois candidatos já assumidos mas fiz já a minha escolha livre e desalinhada com qualquer sindicato de voto ou de tendência.
    E a minha escolha e o meu apoio vão para a candidatura encabeçada pelo José Faustino e pelo Eduardo Casinhas e, se outros motivos não tivesse, o texto aqui publicado pelo candidato Rui Pinto seria suficiente.
    Porque ele coloca, mais uma vez a tónica na luta entre as secções e eu estou farto das lutas entre secções que só têm servido para enfraquecer o PSD no concelho.
    Porque pretende confundir os militantes misturando eleições internas para a concelhia com potenciais candidatos autárquicos em... 2013!
    Porque ele manifesta já a sua submissão à distrital comprometendo a autonomia de decisão concelhia nos termos estatutários.
    Mas há uma razão decisiva para o meu apoio a José Faustino/Eduardo Casinhas. É que esta é a lista que tem o apoio e mobiliza a esmagadora maioria dos autarcas dos PSD em Sintra e isso não é por acaso.
    Como diz um nosso companheiro esta é a lista dos eleitos pelo povo de Sintra e não a lista dos nomeados.
    Rui Pinto refere que tem o apoio da maioria das secções, mas leia-se das comissões políticas das secções o que é uma coisa bem diferente.
    Mas, ao contrário, José Faustino/Eduardo Casinhas tem o apoio da maioria dos dos presidentes de junta e da totalidade dos vereadores do PSD em Sintra.
    Aqueles autarcas que trabalham todos os dias para as nossas populações estão em larga maioria com esta candidatura e isto é um excelente sinal.
    Ao candidato Rui Pinto incomoda-o o apoio do Marco Almeida à candidatura de José Faustino. Pois eu acho isso um motivo de satisfação porque o Marco Almeida é a grande revelação dos autarcas do PSD de Sintra eleitos neste ciclo político que vai terminar em 2013.
    No dia 28 vamos escolher, finalmente, a nossa concelhia e depois espero que vencedores e vencidos saibam colocar as diferenças de lado e trabalhar em conjunto para a afirmação da Concelhia de Sintra com autonomia e não como um braço instrumental da Distrital ou da Nacional.
    Por isso apoio e voto em José Faustino/Eduardo Casinhas.

    ResponderEliminar